The Last of Us Part I

 Nota: Este artigo é sobre o remake. Para o jogo original, veja The Last of Us.
The Last of Us Part I
The Last of Us Part I
Desenvolvedora(s) Naughty Dog[a]
Publicadora(s) Sony Interactive
Entertainment
Diretor(es)
  • Matthew Gallant[b]
  • Shaun Escayg[c]
Produtor(es) Waylon Brinck
Designer(s) Christian Wohlwend[d]
Escritor(es) Neil Druckmann
Programador(es) Travis McIntosh[e]
Artista(s) Erick Pangilinan
Sebastian Gromann[f]
Compositor(es) Gustavo Santaolalla
Série The Last of Us
Plataforma(s) PlayStation 5
Microsoft Windows
Lançamento 2 de setembro de 2022
(ver histórico de lançamento)
Gênero(s) Ação-aventura
Modos de jogo Um jogador

The Last of Us Part I é um jogo eletrônico de ação-aventura de 2022 desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Interactive Entertainment. É um remake de The Last of Us (2013), apresentando jogabilidade e controles revisados, incluindo combate e exploração aprimorados e opções de acessibilidade expandidas. A história para um jogador segue Joel, que tem a tarefa de escoltar a jovem Ellie através dos Estados Unidos pós-apocalíptico e se proteger de criaturas canibais infectadas por uma mutação do fungo Cordyceps. O jogo também inclui a expansão The Last of Us: Left Behind (2014), uma campanha seguindo Ellie e sua melhor amiga Riley. O modo multijogador online é omitido.

O desenvolvimento foi liderado pelo diretor do jogo Matthew Gallant e pelo diretor criativo Shaun Escayg, substituindo os diretores originais Bruce Straley e Neil Druckmann, respectivamente. O jogo foi completamente reconstruído para aproveitar a tecnologia atualizada, exigindo novas animações, direção de arte e modelos de personagens para se alinhar com a visão da equipe de desenvolvimento do jogo original. A equipe expandiu os recursos de jogabilidade, tecnologia e acessibilidade de The Last of Us Part II (2020). As cenas do jogo apresentam descrições de áudio, para as quais os desenvolvedores colaboraram com a Descriptive Video Works. No PlayStation 5, o jogo suporta áudio 3D, assim como o feedback tátil e os gatilhos adaptativos do controle DualSense.

Após vários vazamentos, o jogo foi anunciado oficialmente em junho de 2022 e foi lançado para PlayStation 5 em setembro. Ele recebeu críticas positivas, com elogios por seus aprimoramentos gráficos, animações faciais, inteligência artificial e suas opções de acessibilidade, áudio e controle adicionais. No entanto, a resposta à sua jogabilidade e design de níveis foi mista, e vários críticos questionaram a necessidade de um remake, especialmente considerando seu preço. O jogo foi premiado pela Visual Effects Society Awards e recebeu múltiplas indicações ao The Game Awards e Golden Joystick Awards. A versão do jogo para Microsoft Windows, lançada em março de 2023, foi prejudicada por problemas de desempenho e recebeu críticas mistas.

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome PCGamesN Galaxy
  2. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome EW Interview
  3. «Naughty Dog explains why The Last of Us Part I is a remake and not a remaster». En.as. 30 de agosto de 2022. Consultado em 1 de maio de 2023 
  4. «Endure and Survive: the AI of The Last of Us». Game Developer. 17 de junho de 2020. Consultado em 1 de maio de 2023 
  5. «The Last of Us Part 1 - Art Direction Trailer». IGN. 31 de agosto de 2022. Consultado em 1 de fevereiro de 2023 


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "lower-alpha", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="lower-alpha"/> correspondente


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search